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quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Imperícia, Imprudência e negligência profissional! E agora?



Muitos profissionais já foram processados por agirem de forma negligente, por imperícia ou por imprudência.
Jamais um bom profissional pode abandonar um paciente, seja pelo motivo que for; por exemplo no caso de mudança de cidade ele deve informar o paciente e indicar um outro colega.
Se o dentista cometer um erro odontológico, ele é responsável por tal ato e vai se comprometer a indenizar o paciente seja por danos morais ou por danos psicológicos, isso quem decide é o juíz do processo.
Se um Dentista não faz o tratamento de forma correta seguindo as técnicas doutrinariamente, agindo de má fé, com certeza será condenado a pagar uma boa indenização ao paciente, além disso poderá sofrer outras penalidades no CRO (Conselho Regional de Odontologia ) e CFO (Conselho Federal de Odontologia).
Se ocorrerem lesões na boca do paciente, o Dentista também responderá por danos em um processo criminal.
Por isso, vale a pena ter cautela, prudência, calma, atenção e habilidade técnica.   
  • Imperícia é quando a pessoa não sabe fazer, não tem conhecimento e nem habilidade técnica. ex: fazer uma cirurgia que nunca fez ou estudou.
  • Imprudência sabe fazer, mas não segue a técnica. ex: fazer uma cirurgia sem fazer a assepssia das mãos.
  • Negligência profissional é a falta de atenção no  " modus operandi " por exemplo, vai fazer uma cirurgia e se distrai com outra situação e acaba ferindo o paciente, sem querer. Num caso de implante uma cirurgia mal planejada pode por exemplo causar parestesia total no paciente e causar dano estético, num processo judicial a indenização por danos morais será causa ganha para o paciente, por isso todo cuidado é pouco.
  • Na Implantodontia, tem que se cuidar com o comprimento da broca, para não danificar os nervos que ficam próximos às raízes dentais. Por exemplo o nervo alveolar inferior. 
Na Ortodontia, o profissional antes de iniciar o tratamento deve explicar isso para o paciente, se o paciente sumir e nunca mais voltar ao consultório a resonsabilidade é do paciente.
Por esse motivo o profissional deve guardar toda a documentação, deve marcar as consultas mensalmente e se o paciente for " faltoso" solicitar que assine a ficha com as faltas e justifique por escrito.





Caso de imperícia , imprudência e negligência com perda óssea no dente 31, com mobilidade dental e retração gengival. 
Decisão para retratamento: remoção do aparelho fixo, tratamento periodontal e iniciar novo tratamento ortodôntico.
 O tratamento está em andamento e pela minha experiência, acredito que o dente 31 está comprometido.
 A paciente estava desanimada, então é muito importante, passar segurança ao paciente, porque não poderá haver erros e o resultado final tem que ser ótimo. 
Na minha opinião, o mais importante é fazer o trabalho com amor, se dedicando mesmo, não fazer somente pelo dinheiro a receber.

Dra. Aracélis Mello
Cirurgiã- Dentista

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